Momentos da Cris

terça-feira, 31 de outubro de 2006

HAPPY HALLOWEEN

CRUMBLE DE MAÇÃ



Hoje o dia foi cansativo mas cismei que tinha de fazer este Crumble, ainda tentei tirar o pensamento da minha cabeça algumas vezes, com desculpas(mas verdadeiras), estou cansada, já é tarde, vou atrasar o jantar, mas nada disto deu resultado...então dei-me por vencida...mas satisfeita!!! :)
Então aqui vai esta receita que eu gosto muito, gosto de canela e as maçãs combinam na perfeição.
5 maçãs Golden - 200gr de açucar amarelo - 150gr de farinha - 80gr de manteiga - raspa de um limão - canela em pó q.b.
Começa por untar-se um prato de tarte com manteiga e liga-se o forno a 180ºc .
Descasca-se as maçãs, cortam-se em quartos e depois cada quarto em dois ou três cubinhos (conforme o tamanho das maçãs), distribuem-se pelo prato cobrindo bem o fundo, polvilha-se abundantemente com a raspa do limão e a canela em pó, vai ao forno cerca de 15 a 20 minutos. Enquanto isso, prepara-se a cobertura.
Põe-se a manteiga a derreter até ficar liquida e numa taça mistura-se bem a farinha com o açucar, junta-se a manteiga derretida e mexe-se com a colher de pau até a manteiga desaparecer, depois com as mãos mistura-se melhor(esta massa fica tipo areia).
Depois de ter passado o tempo de forno retira-se as maçãs e polvilha-se com a cobertura areada(crumble), eu passei-a entre as mãos como se estivesse a ralar algo...até cobrir todas as maçãs.
Vai novamente ao forno, mas desta vez só ao grill para dourar o crumble. Cuidado, fiquem atentas(os) ao forno pois é um instante até dourar, se ficar demasiado tempo queima e o Crumble fica escuro.

domingo, 29 de outubro de 2006

Selecções de Culinária



Selecções de Culinária com 36 anos, conforme indica na contra capa - 1ª edição: Maio de 1970, estes livrinhos de culiária mais velhinhos do que eu, eram oferecidos na compra do detergente para a loiça SUNIL.

domingo, 22 de outubro de 2006

Bolo de amêndoa e maçã verde



A receita deste bolo tirei-a de uma revista, que se chama Saberes & Sabores, ao ver a foto não resisti e tive mesmo que o fazer.
Então aqui vai:

100g de manteiga amolecida
180g de açucar
5 ovos
150g de amêndoas finamente raladas
2 maçãs granny Smith
100g de farinha
1 colher sobremesa de fermento em pó
açucar em pó
canela em pó(opcional)

Unte uma forma redonda de mola de 22 cm de diâmetro e polvilhe com farinha.
Ligue o forno a 180ºC.
Corte a manteiga em pedaços para dentro de uma tigela, junte 150g de açucar e bata com a batedeira até ficar em creme. Parta os ovos deitando as gemas no creme anterior e as claras noutra tigela e reserve.
Continue a bater o creme já com as gemas até estar fofo e esbanquiçado, junte as amêndoas finamente raladas e misture bem.
Descasque as maçãs e rale-as em fios e junte à massa envolvendo bem, junte a farinha na massa anterior e mexa com uma colher de pau.
Bata as claras até começarem a ficar firmes e junte o restante açucar e continue a bater até ficarem bem firmes, junte então as claras e envolva delicadamente, deite na forma. Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.
Desenforme o bolo, deixe arrefecer e polvilhe com açucar e canela em pó.
Bom Apetite!!!
O bolo saiu delicioso e fofo e o aroma... não resistimos...polvilhei-o ainda morno e comemos uma fatia cada um...!!! :)

Bons ingredientes para saborosas receitas

Da esquerda para a direita:

*Vinagre Balsâmico
*Vinagre de Vinho (Herdade do Esporão)
*Molho Pesto
*Pasta de Azitona Preta
*Ameixas de Elvas em Calda (muito boas para acompanhar a Cericaia)

Em cima:

*Bisque de Lagosta
*Tostas Finn Crisp
*Mini Cups

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Preciso de ajuda

Ando aqui ás voltas a tentar colocar no meu blog alguns links, acontece que não estou a conseguir, sou novata nisto e não sei como se faz, já tentei a Ajuda aqui mesmo no blog mas mesmo assim não deu resultado.
Agradeço vossa ajuda, please!!! :)
Beijos
Cris

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Pão de Canela - 1ª parte

Quando vi aquele Pão de Canela no Blog technicolor kitchen fiquei com uma vontade enorme de experimentar a receita, eu adoro canela...já até imaginava o cheirinho do pão misturado com a canela ao sair do forno. Então, este fim de semana pus as mãos na massa seguindo a receita original que podem encontrar aqui.

Pão de Canela



Quando vi aquele Pão de Canela no Blog technicolor kitchen fiquei com uma vontade enorme de experimentar a receita, eu adoro canela...já até imaginava o cheirinho do pão misturado com a canela ao sair do forno. Então, este fim de semana pus as mãos na massa seguindo a receita original que podem encontrar aqui.
A receita pede fermento biológico, mas como não encontrei, fiz com fermento de padeiro seco marca Fermipan, também em vez de açucar branco usei açucar amarelo apenas na mistura com a canela.
A Paricia disse que a sua massa cresceu bastante e que deu para dois pães, a minha massa cresceu mas só deu para um pão, eu penso que tenha sido por causa do fermento, de qualquer maneira fiquei bastante satisfeita com o resultado, o pão ficou saboroso e fofo e não resistimos na hora da ceia cá em casa todos provaram e gostaram.
Para a próxima usarei o fermento biológico.
Patricia, parabêns pela receita!!! :)


domingo, 15 de outubro de 2006


Esta é a primeira receita que vou deixar é do tempo do liceu, surgiu durante uma semana gastronómica das aulas de françês, o trabalho de cada grupo era o de traduzir uma receita de françês para português, confecioná-la e apresentá-la, assim foi...saiu esta tarte de amêndoa, que eu acho muito boa e fácil de fazer.

Tarte de amêndoa

2 ovos

8 c. sopa de açucar

2 c. sobremesa de manteiga amolecida

4 c. sopa de leite

10 c. sopa de farinha

2 c. café de fermento

Começa por se misturar os ovos com o açucar, bater até formar um creme fofo, juntar a manteiga e o leite e bater mais um pouco, por fim misturar a farinha com o fermento e juntar ao creme anterior e envolver bem. Deita-se o preparado numa tarteira untada e polvilhada com farinha.Vai ao forno pré-aquecido 180ºC cerca de 10,15 minutos.

Para a cobertura da tarte:

12 c. sopa de leite

100gr de manteiga

150gr de miolo de amêndoa laminada

100gr de açucar

Deita-se num tachinho, o leite, a manteiga e o açucar, vai ao lume brando até ferver, junta-se o miolo de amêndoa e deixa-se ferver uns 5 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar.

Deita-se este preparado ás colheradas por cima da tarte já pronta, mas antes pica-se a massa da tarte com um garfo, de maneira a ficar toda cheia de buraquinhos, espalha-se a cobertura com a ajuda de um garfo e por fim o molho que restou no tachinho.

Vai novamente ao forno para dourar a cobertura, eu uso o grill do meu forno é mais rápido e fica bem douradinha.

Gosto de cozinhar, experimentar tudo o que me encha a vista...sempre ao som de uma música...qual??, depende do estado de espirito, mas quase sempre calma.
Gosto de tudo o que é caseiro, nada de massas ou molhos comprados...gosto mesmo é de ser eu a fazer, até porque sairá mais saboroso...é outra coisa...!!!!não acham???.
Também tenho que vos dizer que todas as receitas que faço(salvo certas excepções)é para os outros(familia e amigos), gosto que provem, comam, saboreiem...eu fico-me mesmo só pela prova :).

Sou uma novata nestas andanças dos blogs, já tinha ouvido falar mas nunca tinha ido realmente ao fundo da questão...e para vos dizer a verdade já nem me lembro bem como cheguei a um(blog), mas quando cheguei...adorei!!!. A minha primeira experiência foi com o chucrute com salsicha, gostei muito e por aí fui, seguindo link por link, depois de visitar vários fiquei com muita vontade de criar o meu e foram alguns os que me inspiraram...technicolor kitchen, elvira bistrot, a minha cozinha, ovo estrelado, entre muitos outros.
E assim foi...aqui estou eu com o meu primeiro post esperando que me recebam com agrado, eu, espero ter sempre algo para mostrar e escrever.
Aguardo vossas visitas!!!!
Obrigada,

hits.