Momentos da Cris

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Strogonoff de Peru





Foi o almoço de Domingo...Strogonoff é um prato que todos gostamos cá em casa. Todas as receitas que conheço de Strogonoff é confeccionado com natas e...natas eu não aprecio a não ser nas sobremesas ou bolos...coisas doces, nos salgados geralmente não uso e são substituidas por molho branco(molho béchamel) que para o meu gosto fica mais agradável e a saúde também agradece.
Então vamos lá... mãos à obra :)


Ingredientes
  • 4 bifes de peru médios
  • 1 lata pequena de cogumelos laminados(se tiverem cogumelos frescos é melhor)
  • Azeite, cebola, alho, folha de louro - tudo q.b.
  • 1 dl de vinho branco
  • 400gr de massa Fusilli tricolor
  • Sal, pimenta q.b.

Para o molho Béchamel
  • 40gr de margarina
  • 40gr de farinha
  • +/- 5dl de leite
  • sal q.b.
  • pimenta e noz moscada q.b.

Cortei a carne em tiras finas, coloquei ao lume um tacho com bastante àgua, sal e umas gotas de azeite para cozer a massa. Num tacho deitei os alhos a cebola picada a folha de louro e o azeite deixei refogar, juntei a carne e salteei, tapei o tacho e deixei suar uns 5minutos, findo o tempo juntei os cogumelos e temperei com sal, pimenta e por fim o vinho, cozinhou mais 10minutos, retirei a carne e os cogumelos e reservei, deixando no tacho a gordura e o molho da carne e dos cogumelos, enquanto isso já a massa estava a cozer até ficar al dente.

Para o molho Béchamel:

No mesmo tacho onde cozinhei a carne derreti a margarina e juntei a farinha, mexi com a vara de arames e deixei cozer um pouco. Juntei a pouco e pouco o leite e misturei rápidamente com a vara de arames até a farinha ficar totalmente dissolvida, temperei de sal, pimenta e noz moscada e deixei engrossar um pouco mexendo sempre para não pegar(podem sempre ajustar a quantidade de leite de modo a obter um molho mais ou menos espesso consoante o vosso gosto) eu não gosto muito espesso :)

Por fim escorre-se a massa, põe-se num prato e por cima distribui-se a carne já envolvida no Béchamel.

A companhei com espinafres gratinados com Mozarella que fiz assim:

  • 200gr de espinafres congelados
  • 100gr de queijo Mozarella ralado
  • Sal, oregãos

Descongelei os espinafres e piquei-os, numa frigideira aqueci um pouco de azeite e juntei os espinafres, temperei com sal e oregãos e deixei cozinhar em lume brando 5minutos, por fim juntei 50gr de Mozarella e envolvi até derreter e cozinhou mais 5minutos. Retirei do lume e coloquei-os num prato que podia ir ao forno, cobri-os com a restante Mozarella e foi ao grill a gratinar. Ficaram optimos!!!! :)

Bom Apetite!!!

sábado, 11 de novembro de 2006

BOLO DE MARMELADA

Aqui está o meu bolo de marmelada confeccionado no fim de semana passado, é fofo e muito saboroso.






  • Igredientes
*200gr de marmelada *100gr de açucar *100gr de manteiga amolecida(quase liquida) *4 ovos *175gr de farinha *1 colher sobremesa de fermento em pó *50gr de nozes picadas
  • Untei uma forma e polvilhei-a com farinha, cortei a marmelada em pedaços(não muito pequenos), liguei o forno a 200ºC.
Numa taça coloquei o açucar com a manteiga quase liquida e bati com a batedeira até fazer creme, juntei as gemas e bati novamente até o creme ficar fofo, de seguida juntei a marmelada e voltei a bater com a batedeira mais um pouco até a marmelada começar a desfazer(não desfazer a marmelada na totalidade).
Misturei a farinha com o fermento e juntei ao preparado anterior envolvendo bem primeiro com a colher de pau depois de novo com a batedeira para ficar bem misturado, juntei as nozes picadas e misturei, por fim bati as claras em castelo e envolvi cuidadosamente com a massa, envolvi(não bati).
Deitei na forma(usei uma de 22cm) e foi ao forno 200ªC durante cerca de 30minutos.
Antes de retirar do forno verifiquem se está cozido, pois o tempo de cozedura varia de forno para forno.

Bom Apetite!!! :)

AÇUCAR

Alguns tipos de açucar

Depois de nestes últimos dias, muito se ter falado no Açucar Amarelo, parece-me que ainda existem algumas dúvidas, então pensei que não ficaria nada mal publicar um post com fotos de açucar, alguns dos quais muito falados, como o açucar amarelo, demerara e mascavado. Com estas fotos acho que dá para notar as diferenças de cada um, pela côr ou pela textura.

Açúcar Areado Amarelo
O açúcar amarelo tem uma cor, sabor e aroma característicos, pois mantém parte dos corantes naturais da cana-de-açúcar (melaço). Sendo um açúcar mais húmido e de fácil dissolução é ideal para massas onde o teor de humidade é importante, como por exemplo, nos doces regionais e tradicionais. Este açúcar confere também um sabor especial ao chá, café e caipirinhas.





Açúcar Demerara
Cor, sabor e aroma característicos da cana-de-açúcar. Os seus cristais maiores e dourados adicionam uma sensação crocante à cobertura de bolos, biscoitos, cereais e frutas. Tradicionalmente, acompanha o café ou o chá acentuando as características dos mesmos.





Açúcar Mascavado Claro
É um açúcar macio com cor de mel e um extraordinário sabor. Confere um sabor extra a todas as receitas, particularmente, a coberturas, cremes, recheios, bolos de frutas e cheesecakes.





Açúcar Mascavado Escuro
É um açúcar macio de cor escura, rico em melaço e que lhe proporciona um especial aroma e sabor. Confere uma cor e sabor extra a todas as receitas que necessitem de uma textura mais humedecida, como por exemplo, receitas à base de chocolate.




Açúcar em Cristais
Uma forma diferente e elegante de adoçar o café, chá e e outras bebidas. Os cristais, de maior dimensão, apuram o sabor do café e adoçam, subtilmente, sem alterar o seu verdadeiro sabor. O seu sabor e textura crocante fazem com que este açúcar seja, também, versátil e atractivo para coberturas de bolos, biscoitos e gelados.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Açucar Amarelo


A Patricia, deixou-me uma pergunta, o que era açucar amarelo?
Então depois de lhe responder deixando um comentário no seu blog, achei que deveria colocar aqui uma foto do tal...Açucar Amarelo :)
Então... aqui está Patricia, para que possas ver o que te falei no comentário e assim será mais fácil de o encontrares caso queiras comprar.

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Saberes & Sabores


Revista mensal - Novembro/2006, compro esta revista todos os meses, tem receitas apeteciveis, o papel é de qualidade e as fotos muito boas.
A capa mostra um Twist de banana caramelizada com gelado de baunilha...humm :)
Deixo aqui alguns titulos que me deixaram àgua na boca.
*Sopa de feijão branco com rucola e bacon
*Empadas folhadas de cogumelos
*Tarte folhada de castanhas e amêndoa
*Bolo ensopado com creme de leite condensdo, e muito mais...

hits.