Momentos da Cris

domingo, 18 de março de 2007

Bolo Mármore de Laranja



A receita deste bolo muito bom, tirei aqui, a Cristina autora do blog tem razão quando diz que gosta muito da mistura da laranja com o chocolate, eu também gosto, fica muito bem...e pode ser uma variável ao tradicional Bolo Mármore e é óptimo para as crianças levarem para o lanche na escola, o meu filhote adorou, um bolinho caseiro é sempre outra coisa!!!!! :0)
  • Fiz duas pequenas alterações: Não usei cacau em pó mas sim chocolate em pó e juntei o sumo de uma laranja.
Ingredientes:
4 ovos
200gr de açucar
200gr de manteiga
200gr de farinha com fermento
1 colh. chá de fermento
6 colh. sopa de cacau em pó(usei chocolate em pó, não tinha cacau)
Raspa de laranja(usei também sumo de uma das laranjas)
Bater a manteiga com açucar até obter um creme fôfo. Juntar os ovos alternadamente com a farinha préviamente misturada com o fermento.Dividir a massa. Numa das partes juntar o chocolate na outra a raspa da laranja e o sumo. Deitar a massa de chocolate e laranja simultaneamente fazendo efeitos e jogando com a quantidade de cada, numa forma bem untada com manteiga e farinha. Levar a cozer em forno médio durante 30 a 40 min..

Marcadores:

quinta-feira, 15 de março de 2007

Tarte Merengada de Limão

A receita desta tarte tirei do livro de sobremesas Le Cordon Bleu, depois de já estar a meio da receita é que me aprecebi que esta tarte era um pouco trabalhosa, mas não fiquei nada arrependida, experimentei pela primeira fazer uma calda de açucar em Ponto de Rebuçado que deu certo e no final a tarte ficou mais que boa...uma delicia!!!!


MASSA QUEBRADA
200g farinha sem fermento, peneirada
1 colh. chá de açucar
100g de manteiga sem sal, em pedaços
1 ovo
1 colher de chá essencia de baunilha
uma pitada de sal
RECHEIO
3 gemas
150g de açucar
2 colh. chá raspa de casca de limão
Sumo de 1 limão grande
50g de manteiga sem sal
MERENGUE
200g de açucar
4 claras
Açucar em pó para polvilhar
50ml de água
A Massa:
Peneirei a farinha, juntei o açucar e o sal numa tijela. Juntei a manteiga e trabalhei a mistura com as mãos até ficar tipo migalhas, abri um boraco na mistura. Juntei o ovo, a baunilha e duas colheres de chá de água e misturei, deitei esta mistura no buraco e amassei tudo com uma espátula, se necessário junte mais um pouco de farinha se a massa estiver muito mole ou um pouco mais de água se estiver muito seca, formei uma bola e embrulhei-a em pelicula aderente e foi ao frio por uns 20 min.
Aqueci préviamente o forno a 180cº. Estendi a massa até ficar com 2,5 de espessura e com a ajuda do rolo transferi-a para a forma de fundo móvel untada. Foi a cozer durante 10 min. forrada com papel vegetal e o fundo coberto por feijões secos. findo esse tempo retirei o papel vegetal e os feijões e voltou ao forno por mais 10min. ou até o centro ganhar cor. Retirei do forno e deixei arrefecer.
O Recheio:
Numa tigela que possa ir ao banho-maria, bati as gemas com o açucar até obter um creme fofo e esbranquiçado, levei a mistura em banho-maria continuando a bater o creme, juntei a raspa do limão e a manteiga amolecida, voltei a bater até o creme engrossar, a mistura está pronta quando passa com a vara de arames no fundo da tigela e deixa um rasto quando se levanta a vara de arames. Deitei o recheio o ainda quente na massa já arrefecida.
O Merengue:
Levei ao lume um tachinho com a água e o açucar até dissolver, deixei ferver sem mexer até atingir o ponto de rebuçado*.
Bati as claras em castelo mole e sem tocar nas varinhas juntei ainda quente a calda de açucar em fio , continuando a bater até ficarem espessas e brilhantes. Bati até arrefecer um pouco.
Coloquei o merengue num saco de pasteleiro e fiz circulos até cobrir toda a tarte, polvilhei com açucar em pó e foi ao forno 5min. ou até o merengue ficar com tom dourado.
Deixe arrefecer e leve ao frio durante 1h30 a 2horas ou até o recheio ter solidificado.
Nota: *A calda de açucar para atingir o ponto de rebuçado, tem que chegar à temperatura de 116-118ºC, se naõ tiver termómetro(como eu), passado algum tempo a ferver sem mexer(uns 5-8 min.) experimente deitar com uma colher de chá um pouco de calda numa taça com água fria, a calda deverá manter a forma conforme caiu na água e ficar macia ao toque dos dedos.



Marcadores:

quinta-feira, 8 de março de 2007

O Rei da Quizena


Eu também participei...já quase no limite, mas graças à amiga Mónica que me ajudou com o link(todos os dias estamos aprender), enviei hoje a minha receita.

Então, para a quinzena da Canela participo com um bolo muito bom e fácil que já coloquei aqui no blog, Bolema, bolo tipico Alentejano. Convido todos os leitoras(os) a visitarem o Colher de Tacho, irão encontrar muitas e boas receitas!!!!

Quero também deixar aqui os parabéns à Valentina , pois adorei esta ideia!!!!

terça-feira, 6 de março de 2007

Elas são comestiveís...




hits.