Momentos da Cris

domingo, 26 de agosto de 2007

MADALENAS

Como já tinha mencionado, encontrei estas forminhas para Madalenas depois de muito procurar as originais. Elas não são feias...até são giras, mas eu ainda continuo achar que as Madalenas nas outras formas ficam mais bonitas, além dos risquinhos que as marcam ficam também com uma barriguinha que as torna mais atraentes à vista, estas ficam lisas...o que também não fica nada mal. Gostei muito do resultado, ficam fôfas e leves e a receita tirei-a da cozinha da Cris, segui a receita com apenas uma pequena alteração, como não tinha laranjas lembrei-me da vagem de baunilha que tinha comprado e ainda não a tinha usado. As sementinhas da baunilha na massa ficou divinal!!

Ingredientes:

120gr de manteiga derretida e fria

3 ovos grandes3/4 chávena de açucar

1 chávena (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de fermento em pó

1 vagem de baunilha (somente as sementinhas do interior)

1 pitada de sal

Preparação:

1-Na batedeira, bata os ovos com o açucar por 5 minutos ou até triplicar de volume.

2-Numa tigela, misture a farinha, o fermento em pó e o sal. Alternada mente, acrescente esta mistura e a manteiga derretida aos ovos batidos, mexendo com uma espátula ou colher entre cada adição. Por fim envolva as sementinhas da vagem de baunilha e misture suavemente.

3-Cubra e leve ao frio 45 minutos

4-Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte e enfarinhe as formas de Madalenas. Com uma colher de sopa encha as conchas da forma. Leve ao forno por 10 a 12 minutos, ou até dourar as extremidades.

5-Retire as formas do forno, destaque as Madalenas e deixe arrefecer numa grade.

6-Polvilhe com chocolate em pó, açucar granulado ou derreta chocolate e mergulhe a ponta das Madalenas, retire o excesso e volte a colocar na grade para secar.


quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Formas para Madalenas

Depois de muito procurar...estas foram as únicas formas mais parecidas com as formas para Madalenas que consegui encontrar. Mesmo assim não me parecem mal, agora só falta experimentá-las e ver como ficam!!!

A Saladinha de Tomate Cherry Riscado

Com os tomates cherry riscados do post anterior, fiz esta saladinha e agradou-me muito o sabor dos tomates cherry, saborosos e crocantes.

Ingredientes

1 pacote de Mozarella Bufala Fresca (bolinhas)

8 tomates cherry riscados

alface q.b.

sal, pimenta(moída no momento)

azeite

vinagre balsâmico

oregãos frescos(opcional)

Numa saladeira arranjar e cortar a alface e os tomates préviamente lavados, juntar as bolinhas de mozarella cortadas ao meio e os oregãos. Temperar com sal, azeite, pimenta e o vinagre balsâmico, envolver delicadamente.

Marcadores:

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Tomate Cherry Riscado

Não resisti e comprei-os, resultado...

...uma saladinha fresca e muito saborosa.


domingo, 12 de agosto de 2007

Tarte de Espinafres e Bacon

Uma receita para o rei da quinzena que desta vez é o espinafre, um vegetal que eu adoro.
Faço esta tarte muitas vezes, é simples e deliciosa!!

Ingredientes:
Para a massa:
200gr de farinha
120gr de manteiga amolecida
Sal
5dl de água
Para o recheio:
150gr de bacon
100gr de queijo ralado em fios(usei emmental)mas podem usar outro a gosto
4 ovos
2dl natas
1dl de leite
150gr de espinafres
sal, pimenta q.b.
noz moscada, cominhos q.b
Preparação:
Pré aqueçer o forno 180ºC
1-Deite a farinha e o sal para uma taça, abra uma cavidade no centro e deite aí a manteiga amolecida, misture com a ponta dos dedos até a massa ficar com aspecto de areada, misture a água aos poucos até obter uma massa homogénea(se a massa estiver muito mole junte uma colher de sopa de farinha) forme uma bola, envolva em pelicula aderente e guarde no frigorifico.
2-Corte o bacon em quadradinhos pequenos, numa frigideira faça um refugado leve com cebola e azeite, junte o bacon e deixe saltear até ganhar um pouco de cor. Escorra o bacon para um prato e reserve. Na mesma frigideira e aproveitando o suco que o bacon deixou, deite os espinafres préviamente lavados e cortados gresseiramente, deixe em lume brando mexendo de vez em quando até que os espinafres fiquem macios, tempere com sal e pimenta, reserve.
3-Estenda a massa com a ajuda de um rolo na bancada polvilhada de farinha e forre uma forma de tarte.
4-Recheie a tarte com o queijo ralado, depois espalhe o bacon e por fim os espinafres.
5-Numa taça bata os ovos com as natas e o leite, tempere com sal, pimenta, noz moscada e os cominhos, misture bem. Deite a mistura sobre o recheio e polvilhe com mais um pouco de queijo.
6-Leve a tarte ao forno durante cerca de 40 a 45 min., desenforme a tarte e sirva-a quente ou morna(fria também fica óptima) acompanhada de uma salada a gosto.

Marcadores:

domingo, 5 de agosto de 2007

ACABADAS DE APANHAR...



Depois de um dia de praia e de volta a casa com passagem pela Qta. do Anjo, zona onde existem várias quintas, demos conta à beira da estrada de um guarda sol, uma mesa e vários baldes com ameixas. Parámos e fomos ver se as ameixas eram para vender...e eram mesmo, entrámos no portão da quinta e haviam pequenos baldes cheios de ameixas amarelas e vermelhas acabadas de apanhar, ainda mornas do sol que as corou, frutas que cresceram e amadureceram sem quimicos, o sr. que as vendia disse-me: - Prove menina, se quer ver o que é bom!!! e eu não resisti e trinquei a ameixa que me ofereceu, simplesmente deliciosa!!

NO DOMINGO...

...pela manhã fiz, como diz na receita Panquecas à Americana, foi uma surpresa que fiz ao Lipe e ao JJ.
Mais uma receita da revista Saberes & Sabores, as panquecas ficaram óptimas, com uma textura macia e fôfa o que me agradou muito e os homens da casa também!!

Ingredientes

300gr de farinha

1 colher de sobremesa de fermento em pó

3 colheres de sopa de açúcar

sal

2 ovos

1 chávena de leite(2dl)

60gr de manteiga amolecida

Numa tigela, misture a farinha com o fermento, o açúcar e uma pitada de sal e abra um buraco ao centro.

Bata os ovos com o leite e a manteiga amolecida.

Deite no meio da mistura de farinha e mexa com uma vara de arames até obter uma massa lisa.

Unte uma frigideira com 14 a 16 centímetro de diâmetro, de preferência anti-aderente, leve ao lume a aquecer.

Logo que esteja quente deite a massa com uma concha de sopa na frigideira, rode de modo que a massa cubra o fundo e volte a panqueca cerca de 1 minuto.

Deixe cozer do outro lado e retire para um prato, mantendo quente.

Repita as operações até esgotar a massa.

Sirva conforme o gosto, nós cá em casa escolhemos: Açúcar amarelo e canela, mel e açúcar amarelo, canela, mel e açúcar amarelo e doce de abobora e canela.



Nota: Juntei um pouco mais de leite porque achei que a massa estava um pouco espessa, a receita diz 2dl, no total usei cerca de 2,5dl.




















hits.