Momentos da Cris

terça-feira, 31 de outubro de 2006

CRUMBLE DE MAÇÃ



Hoje o dia foi cansativo mas cismei que tinha de fazer este Crumble, ainda tentei tirar o pensamento da minha cabeça algumas vezes, com desculpas(mas verdadeiras), estou cansada, já é tarde, vou atrasar o jantar, mas nada disto deu resultado...então dei-me por vencida...mas satisfeita!!! :)
Então aqui vai esta receita que eu gosto muito, gosto de canela e as maçãs combinam na perfeição.
5 maçãs Golden - 200gr de açucar amarelo - 150gr de farinha - 80gr de manteiga - raspa de um limão - canela em pó q.b.
Começa por untar-se um prato de tarte com manteiga e liga-se o forno a 180ºc .
Descasca-se as maçãs, cortam-se em quartos e depois cada quarto em dois ou três cubinhos (conforme o tamanho das maçãs), distribuem-se pelo prato cobrindo bem o fundo, polvilha-se abundantemente com a raspa do limão e a canela em pó, vai ao forno cerca de 15 a 20 minutos. Enquanto isso, prepara-se a cobertura.
Põe-se a manteiga a derreter até ficar liquida e numa taça mistura-se bem a farinha com o açucar, junta-se a manteiga derretida e mexe-se com a colher de pau até a manteiga desaparecer, depois com as mãos mistura-se melhor(esta massa fica tipo areia).
Depois de ter passado o tempo de forno retira-se as maçãs e polvilha-se com a cobertura areada(crumble), eu passei-a entre as mãos como se estivesse a ralar algo...até cobrir todas as maçãs.
Vai novamente ao forno, mas desta vez só ao grill para dourar o crumble. Cuidado, fiquem atentas(os) ao forno pois é um instante até dourar, se ficar demasiado tempo queima e o Crumble fica escuro.

11 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

que delicia! e que facil, Cris! beijao,

5:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ai ai... adorei

maçã minha perdição...lol

adorei as fotos cris... e já agora obrigada por visitar o meu forum... jokitas da romy

10:40 PM  
Blogger Cristina said...

Adoro doçaria feita com maçã, muito boa esta receita!

1:47 PM  
Blogger Paula said...

Uma receita perfeita para o Outono!

5:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cris, que delícia!

Mas me conta o que é açúcar amarelo? :D

7:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ficou lindo o crumble, Cris!

Mas me conta que açúcar amarelo é esse? :D

7:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

A receita que eu tenho de Apple Crumble difere um pouco, vai uma vez só ao forno. Mas é praticamente a mesma coisa.. e é uma delícia mesmo!

=)

2:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Cris.

Esta é a 1ª vez que visitei este blog, pois tive conhecimento através do ardeu a padaria e para inicio, digo logo que gostei, mesmo tendo pouca coisa.
Esta receita de crumble parece uma delicia e ao mesmo tempo uma optima forma de gastar as maçãs em excesso e que começam a detiorar-se. Digo isto, porque eu como adepta de maçãs que sou, exagero sempre no momento da compra, e acabo por comprar todas as semanas à volta de 2/4 kilos ( só para mim ), o que faz com que tenha de experimentar todo o tipo de receitas de maçã.

Aguardo novas receitas.

Tenho uma receita de um bolo de maça optima, para quem gosta da mistura doce/àcido.

Um dia destes envio-lha para o caso de querer experimentar.

2:51 PM  
Blogger Cris said...

Cláudia, obrigada pela visita, será sempre bem vinda!!!
Tem razão, esta é uma boa receita para aquelas maçãs que já começam a ficar um tanto ou quanto murchitas :)
Fico aguardar a receita.
Beijinhos

11:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cris,

Tal como combinado aqui segue a receita.

PARA EXPERIMENTAR NO FIM DE SEMANA.

Eu alterei um pouco o que vinha na receita, mas para mim é óptima tal como a faço.

BOLO DE MAÇÃ

+/- 200 gr manteiga
+/- 150 gr açucar ( eu corto sempre no açucar, mas depende sempre do gosto de cada um )
2 ovos grandes
250 gr farinha
1 c. Chá fermento
1 limão grandito
2 maçãs ( mas eu coloco sempre umas 4 ou 5 )

Descascar as maçãs, cortar em 4 e tirar os caroços, acabando por cortar em fatias ( meias luas ).Regue com o sumo do limão, mas só depois de ter utilizado a raspa do limão.

O sumo do limão depende de cada um, eu como gosto bastante ácido, meto bastante.

Massa:

Amolecer a manteiga. Entretanto peneire o açucar e misture com a manteiga até ficar um creme fofo esbranquiçado. Juntar os ovos e bater ( pode optar por juntar só as gemas e bater as claras em castelo misturando só no final ).Entretanto misturar a farinha peneirada com o fermento, seguido da raspa do limão ( às vezes junto um pouco de sumo limão ).
Deitar numa forma já untada, de fundo amovível com 26 cm.

ATENÇÃO: Já cheguei a fazer o dobro da massa, pois ela fica baixa.

Entretanto dispor as maçãs tipo de cercadura ( o aspecto que costuma ficar numa tarte de maçã ), deitando por cima o sumo que ficar no recipiente. Por cima disperse açucar a gosto.

Levar ao forno pré-aquecido até ficar dourada a maçã e o bolo cozido, mas não muito pois fica seco.

DEpois do bolo começar a cheirar a cozido é uma questão de esperar mais uns minutos.

BOM APETITE


BJS CLÁUDIA NORUEGAS

7:10 PM  
Blogger Cris said...

Claudia, muito obrigada pela receita, eu também gosto muito de bolos e sobremesas que levem maçãs, este bolo será mais uma receita a experimentar, já a passei para o meu caderno...está na lista!!!!e quando o fizer vou postar aqui para voçê ver.
Mais uma vez obrigada pelo seu interesse, continuarei a aguardar suas visitas.
Beijinhos

11:52 AM  

Postar um comentário

<< Home

hits.