Momentos da Cris

domingo, 15 de outubro de 2006


Esta é a primeira receita que vou deixar é do tempo do liceu, surgiu durante uma semana gastronómica das aulas de françês, o trabalho de cada grupo era o de traduzir uma receita de françês para português, confecioná-la e apresentá-la, assim foi...saiu esta tarte de amêndoa, que eu acho muito boa e fácil de fazer.

Tarte de amêndoa

2 ovos

8 c. sopa de açucar

2 c. sobremesa de manteiga amolecida

4 c. sopa de leite

10 c. sopa de farinha

2 c. café de fermento

Começa por se misturar os ovos com o açucar, bater até formar um creme fofo, juntar a manteiga e o leite e bater mais um pouco, por fim misturar a farinha com o fermento e juntar ao creme anterior e envolver bem. Deita-se o preparado numa tarteira untada e polvilhada com farinha.Vai ao forno pré-aquecido 180ºC cerca de 10,15 minutos.

Para a cobertura da tarte:

12 c. sopa de leite

100gr de manteiga

150gr de miolo de amêndoa laminada

100gr de açucar

Deita-se num tachinho, o leite, a manteiga e o açucar, vai ao lume brando até ferver, junta-se o miolo de amêndoa e deixa-se ferver uns 5 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar.

Deita-se este preparado ás colheradas por cima da tarte já pronta, mas antes pica-se a massa da tarte com um garfo, de maneira a ficar toda cheia de buraquinhos, espalha-se a cobertura com a ajuda de um garfo e por fim o molho que restou no tachinho.

Vai novamente ao forno para dourar a cobertura, eu uso o grill do meu forno é mais rápido e fica bem douradinha.

6 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Cris, voce ja comecou arrasando Paris em chama com essa receita mara-ra-vi-lhosa!! Adorei! E vou ficar assidua aqui! beijaooo,

6:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Cris!

Linda a sua torta. Concorco com a Fer, começou com tudo!!
Amo amêndoas!

Depois me conta qual receita minha vc fez, me diz se gostou?

Um beijo!

10:55 PM  
Blogger Cristina said...

Muitos parabéns Cris pelo seu blogue e obrigada pelo convite!!! Fiquei mt contente :)

Diria que começou em grande, pois esta tarte tem um aspecto formidável!!! Agora é só praticar e postar, vai ver que quando o "bichinho" começar a pegar não quer outra coisa!!

11:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, tudo bom?
Descobri seu blog através do Chucrute com Salsicha da Fernanda e amei a receita! Que coisa linda, vou fazer ainda hoje, depois do trabalho e da aula.
Só tenho uma dúvida, qual o diâmetro da tarteira?
:)
Raquel

8:19 PM  
Blogger Cris said...

Olá Raque, obrigada pela sua visita, será bem vinda sempre.
A tarteira tem cerca de 28cm de diametro, mas se for um puco mais pequena cerca de 25cm também dá para fazer a tarte, fica só um pouquinho mais alta.
Volte sempre :)

Cristina, muito obrigada por visitar meu blog e pelos elogios e como voçê disse o bichinho já pegou.
Beijos


Patricia, veja só o pão de canela que eu fiz seguindo sua receita, adorei!!!
Beijos

11:25 PM  
Blogger Baú da Conceição said...

Amei, vou ser mais assidua, esta já vai para a minha listinha a fazer brevemente.
Beijinhos

11:57 AM  

Postar um comentário

<< Home

hits.