Momentos da Cris

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Strogonoff de Peru





Foi o almoço de Domingo...Strogonoff é um prato que todos gostamos cá em casa. Todas as receitas que conheço de Strogonoff é confeccionado com natas e...natas eu não aprecio a não ser nas sobremesas ou bolos...coisas doces, nos salgados geralmente não uso e são substituidas por molho branco(molho béchamel) que para o meu gosto fica mais agradável e a saúde também agradece.
Então vamos lá... mãos à obra :)


Ingredientes
  • 4 bifes de peru médios
  • 1 lata pequena de cogumelos laminados(se tiverem cogumelos frescos é melhor)
  • Azeite, cebola, alho, folha de louro - tudo q.b.
  • 1 dl de vinho branco
  • 400gr de massa Fusilli tricolor
  • Sal, pimenta q.b.

Para o molho Béchamel
  • 40gr de margarina
  • 40gr de farinha
  • +/- 5dl de leite
  • sal q.b.
  • pimenta e noz moscada q.b.

Cortei a carne em tiras finas, coloquei ao lume um tacho com bastante àgua, sal e umas gotas de azeite para cozer a massa. Num tacho deitei os alhos a cebola picada a folha de louro e o azeite deixei refogar, juntei a carne e salteei, tapei o tacho e deixei suar uns 5minutos, findo o tempo juntei os cogumelos e temperei com sal, pimenta e por fim o vinho, cozinhou mais 10minutos, retirei a carne e os cogumelos e reservei, deixando no tacho a gordura e o molho da carne e dos cogumelos, enquanto isso já a massa estava a cozer até ficar al dente.

Para o molho Béchamel:

No mesmo tacho onde cozinhei a carne derreti a margarina e juntei a farinha, mexi com a vara de arames e deixei cozer um pouco. Juntei a pouco e pouco o leite e misturei rápidamente com a vara de arames até a farinha ficar totalmente dissolvida, temperei de sal, pimenta e noz moscada e deixei engrossar um pouco mexendo sempre para não pegar(podem sempre ajustar a quantidade de leite de modo a obter um molho mais ou menos espesso consoante o vosso gosto) eu não gosto muito espesso :)

Por fim escorre-se a massa, põe-se num prato e por cima distribui-se a carne já envolvida no Béchamel.

A companhei com espinafres gratinados com Mozarella que fiz assim:

  • 200gr de espinafres congelados
  • 100gr de queijo Mozarella ralado
  • Sal, oregãos

Descongelei os espinafres e piquei-os, numa frigideira aqueci um pouco de azeite e juntei os espinafres, temperei com sal e oregãos e deixei cozinhar em lume brando 5minutos, por fim juntei 50gr de Mozarella e envolvi até derreter e cozinhou mais 5minutos. Retirei do lume e coloquei-os num prato que podia ir ao forno, cobri-os com a restante Mozarella e foi ao grill a gratinar. Ficaram optimos!!!! :)

Bom Apetite!!!

7 Comments:

Blogger A Dona do Bloguinho said...

Cris, eu não gosto de esrogonofe, justamente por conta do creme de leite, mas sabe que essa idéia é interessante??

Aliás, deixa eu aproveitar e perguntar uma coisa: o que é cherívia? Comprei um livro lindo, editado em Portugal, só sobre sopas, e muitas delas levam cherívia. Fui olhar no dicionário, pesquisei no Google, mas ainda assim estou na dúvida.

É um parente do nabo? Tem gosto de quê?

Bjs bjs

Raquel

12:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cris, essa receita é perfeita!

E essa história de espinafre com mozzarella?? Que delícia, gostei!

1:20 PM  
Blogger Elvira said...

Também gosto muito de strogonoff. Tem muito bom aspecto, este.

12:41 PM  
Blogger Eli said...

Que receita boa, nem sempre podemos consumir tanto creme de leite.

1:38 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Cris, que receita interessante! e parece otima! beijos,

3:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

muito bom... mas é necessário haver cuidado da minha parte com a linha... eheh

se fizer será para a família... mas que é delicioso isso é.

bjs

12:45 AM  
Blogger Sara said...

Eu amo este prato porque é sempre alguma variação é diferente, eu acho que essa semana eu vou comê-lo, mas não se na minha casa ou eu vou pedir algum delivery higienopolis

7:52 PM  

Postar um comentário

<< Home

hits.