Momentos da Cris

sábado, 16 de dezembro de 2006

A FESTINHA DO FILIPE

O Filipe fez aninhos (8), a festinha foi no Domingo passado, por isso estive muito atarefada mas valeu a pena, fiz algumas receitas doces e salgadas que todos gostaram, vou apresentá-las aqui todas, não vou conseguir postar tudo de uma só vez...mas vou deixando uma receita e foto todos os dias...














TARTE FOLHADA DE ESPINAFRES E BACON



Ingredientes

  • 2 bases de massa folhada para tarte
  • 150gr de bacon
  • 100gr de queijo mozarella
  • 100gr de espinafres congelados
  • 1 gema

Levei ao lume um tachinho com cebola e alho picado deixei alourar um pouco e juntei o bacon cortado aos quadradinhos pequenos, mexi e deixei em lume brando a cozinhar, não foi necessário temperar pois o bacon ja é salgado, enquanto isso numa frigideira com azeite juntei os espinafres já descongelados e escorridos temperei de sal e oregãos, deixei cozinhar uns 10 minutos. Acendi o forno regulei para 200ºC
Desenrolei a bases de massa folhada e coloquei uma em cima do tabuleiro do forno, em cima da massa espalhei o bacon e por cima deste o queijo mozarella e por fim os espinafres.

A tarte para ficar com o aspecto da foto, fiz assim: com uma faca afiada e com bico fiz pequenos cortes distribuidos por toda a massa pincelei a extremidade da massa que já tinha o recheio com água e com cuidado (para não abrir muito) coloquei a outra base de massa por cima e pressionei as pontas em toda a volta, por fim pincelei com gema de ovo misturada com 2 colheres de sopa de água. Levei ao forno até a massa folhar bem e ficar dourada por cima.

Conselho: Não tire logo a tarte do forno, abra a penas um pouco a porta do forno para o calor sair lentamente e ao fim de 5 a 10 minutos retire a tarte e deixe arrefecê-la por complecto em cima do fogão, assim evita que baixe, devido a uma diferença brusca de temperatura.

Nota: Para fazer os cortes na massa como descrevi em cima , no mercado existe às venda um utensílio próprio para este fim, mas com não tinha usei a faca, o efeito é quase o mesmo.




4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa tarte de espinafres está com uma cara óptima... parabéns... Adorei.

11:45 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

querida Cris!

Parabens para o Filipe e pra voce! Que festa bacana, qta coisa boa! Olha, ja combinei com a minha irma, que em 2008 irei a Portugal. Me aguarde!!!! :-)))

Saudades! Beijao,

5:34 PM  
Blogger Patricia Scarpin said...

Cris, essa mesa está maravilhosa - difícil resistir!!

Adorei a torta, pois tem tudo o que eu adoro!

12:00 PM  
Blogger Rivera said...

A tarte tem um aspecto maravilhoso! Eu adoro estas tartes...

Já agora, parabéns ao filipe :)

8:40 AM  

Postar um comentário

<< Home

hits.