Momentos da Cris

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Um jantar bem saboroso...

Já tinha aquele polvo no congelador algum tempo...no fim de semana decidi que tinha chegado a hora de cozinhá-lo, a minha ideia era Polvo à Lagareiro, mas como nunca tinha feito essa receita fui adiando, adiando...tomei coragem e lá fui eu confiante de que o bicho iria dar um jantar quem sabe saboroso!!!E foi mesmo isso, o polvo ficou mesmo saboroso!!!! :)
Eu tinha ideia mais ou menos de como se fazia e assim foi, segui o meu instinto e pus mãos à obra. Para a sobremesa experimentei um Soufflé de Chocolate, também ele feito pela primeira vez...

Polvo à Lagareiro com batatinhas a murro


1 polvo com + - 1kg
4 dentes de alho médios
Azeite q.b
Sal q.b
Coentros picados(infelizmente não tinha substituí por oregãos frescos, mas não é a mesma coisa)
Batatinhas para assar pequenas ou médias

Deixei o Polvo descongelar e passei-o por agua corrente, levei-o a cozer em água bem temperada de sal, até ficar macio. Lavei as batatas, dei 2 cortes em cada uma salpiquei com sal e reservei.
Depois do Polvo cozido, cortei os tentáculos ao cumprido deixando-os inteiros. Num tabuleiro de barro coloquei o azeite e espalhei os alhos bem picadinhos, guardei alguns para polvilhar o polvo. Levei o tabuleiro ao forno cerca de 20 minutos, durante este tempo fui virando o polvo para apanhar gosto no alho e no azeite que ía fervendo lentamente, entretanto levei as batatinhas ao microndas na potência máxima cerca de 10 a 12 minutos enquanto isso coloquei o tabuleiro na parte superior do forno e liguei o grill, somente para tostar um pouco o polvo e dar-lhe aspecto de que tinha ido realmente ao forno.
Com as batatinhas prontas, coloquei uma a uma em cima da bancada e dei-lhe um pequeno murro para esborrachar um pouco, mas só um pouco!!!!!
Servi o polvo e as batatinhas, tudo regado com o azeite que restou no tabuleiro e polvilhei com os oregãos frescos.



Para a sobremesa fiz um Soufflé de Chocolate, vou ser cincera convosco ele (o soufflé), não cresceu como eu imaginei, segui a receita à risca porque sei que os soufflés são sensíveis, não abri a forno durante a cozedura por isso esperava que ficasse crescido ainda que só por alguns minutos...esperei que quase transbordasse mas não,,,apenas chegou à beira da taça...mas por pouco tempo!!!!. Mas posso garantir que bom de sabor ele ficou e de textura também...por isso vou fazer aqui um trocadilho de um provérbio muito conhecido: Os Soufflés não se medem aos palmos!!!! :)

Soufflé de Chocolate


45gr de manteiga sem sal
50gr de farinha
3,5dl de leite
150gr de chocolate amargo
1colh. chá de café solúvel
3colh. sopa de açucar
3 gemas
4 claras
2colh. sopa licor de laranja(não tinha, não usei)

Derreti a manteiga, polvilhei com a farinha e deixei cozer por uns minutos. Juntei o leite aos poucos até engrossar um pouco mexendo sempre e em lume brando. Retirei do lume e juntei o chocolate aos pedaços, o café e o açucar e mexi até o chocolate derreter por completo. Deixei arrefecer um pouco e juntei as gemas previamente batidas e o licor, mexi bem.
Bati as claras em castelo, e aos poucos juntei o creme de chocolate e envolvi cuidadosamente.
Unteuiuma forma própria para soufflé e deitei o preparado, coloquei no forno préaquecido a 200ºc, cerca de 30 minutos.
**Se alguém tiver uma dica para que os Soufflés cresçam, será bem vinda...é que para a próxima gostaria de ver o meu mais crescido pelo menos por alguns minutos. Obrigada





6 Comments:

Blogger Mónica said...

belo polvo!

Não posso ajudar, nunca fiz souflé mas o teu ficou com muito bom aspecto

;-)

4:24 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Eu não gosto de polvo, mas essas batatinhas... ai, ai, ai.

9:43 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Cris, eu tenho horror de polvo, mas comeria as batatas com prazer. E o mousse, eh claro! :-) beijao,

4:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Cris,
Que delícia o teu blog! Estou pensando em copiar o teu jantar. Posso? Mas, primeiro tenho que fazer uma pergunta importante -- quanto tempo você cozinha o polvo? Eu sei que tem que ser cozido por um tempo determinado e, se passar, ele fica 'borrachudo'. Obrigada e continue postando as tuas delícias.
obrigada,
Cris S.

2:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Cris!
Obrigada pela gentileza de me visitar e responder a pergunta! Vou fazer o meu polvo e depois te conto, tá?
Bjs,
Cris

5:26 PM  
Blogger Unknown said...

Deve ser uma maravilha esse polvo.
Bjs
Cristina

4:32 PM  

Postar um comentário

<< Home

hits.