Gaufres de Liège
Voçês não fazem ideida de quanto tempo eu procurei esta receita, em todo lado, livros, na net, encontrava receitas idênticas mas depois de ver os ingredientes chegava a conclusão que ainda não era aquilo que procurava, pois a massa não tinham a textura e o aroma como aquelas que eu comia no Colombo e na Rua Augusta...eu comprava as gaufres e cheirava e saboreava para tentar encontrar os ingredientes de que eram feitas...é que eu adoro gaufres, de todos os doces as gaufres para mim são as minhas preferidas...um dia já nem sei bem quando, voltei a procurar na net e para meu contentamento encontrei algo que procurava, li a receita até ao fim e vi que era mesmo aquilo que procurava...fiquei feliz!!!!
Partilho convosco esta receita que encontrei aqui, se gostam de waffles, crepes, panquecas, vão com certeza adorar estas Gaufres, o acompanhamento deixo com a vossa imaginação!!!! :0)
Gaufres oriundas da zona de Liége e consideradas receita tradicional belga
Gaufres de Liège
Ingredientes
*750gr de farinha
*270gr de leite morno
*70gr de fermento de padeiro(usei 1 saqueta de 11gr de fermento Fermipan)
*3 ovos e 2 gemas
*15gr de sal
*1/2 saqueta de açucar baunilhado
*400gr de manteiga batida e à temp. ambiente
*500gr açucar
Preparação:
Fazer a massa com todos os ingredientes à excepção da manteiga e do açucar. Deixar repousar a massa 30 min., coberta com um pano. Ao fim do tempo incorporar a manteiga batida à massa e misturar bem até a manteiga estar bem ligada e desaparecer, por fim envolver o açucar com a massa, o açucar não é para desaparecer na massa, é apenas para a "embrulhar".
Dividir a massa em pedaços pequenos cerca de 100gr, descansa mais 15min. e começar a cozer, pré-aquecer a máquina de Waffles, colocar um pedaço de massa na máquina e com uma espátula espalhar, não é necessário que os pedaços da massa fiquem bem espalhados pois as Gaufres ficam bonitas com as pontas desiguais.
Se for necessário untar com um pouco de oleo.
As Gaufres cozem em +/- 3 min.
Notas: Gaufres foram acompanhadas de açucar amarelo com canela, mel, chocolate quente, molho de caramelo e gelado de baunilha.
Fiz apenas metade da receita, eramos 5 gulosos e deu 2 Gaufres para cada um, do tamanho que podem ver na foto.
26 Comments:
Cris, que coisa maravilhosa! Parece ser tao delicioso. Eh uma especie de waffle belga? hmmm, babei! :-) beijos,
cara amigaaaaaaaaa,
não posso mesmo visitar o teu blog...fico com uns desejosssssssss meu deusssssssss!!!!!!!
ahhhhhhh e essas gaufres de liége estavam DIVINAISSSSSSSSS foi de comer e chorar por mais, acreditem......foi do melhorrrrrrr......e por falar nisso está na hora de repetir a doseeee a minha bébé assim o exige....vamos lá...
beijos grandes e continua a ser essa fantástica cozinheira de mão cheiaaaa....beijos
Ai, gaufres belgas! Adoro! :-)
Hummm... agora babei...lol
tb adoro gaufres... muito bom.
beijos e Um óptimo Carnaval
Que delicia! Te compar uma máquinas de Waffles..
Até me faltaram as letras. Assim sim, tenho de comprar um máquina de waffles...Deliciosos..Já comia um
o que eu gosto disto!! hummmm...
com açúcar e canela são as minhas preferidas mas também gosto com doce de ovos e chocolate
vou apontar esta receitinha!
Bom fim-de-semana
;-)
Que coisa mas gostosa deve ser isso, parece um waffle né? Um com esse sorvete ai ai ai.
adoro gaufres e tenho uma máquina mas ainda não achei: A Receita Ideal! Esta vou experimentar mas também com metade da receita. Já agora, quantos ovos usa? 2 pequenos? 2 grandes? só 1 grande?
Obrigada pela ajuda!
Cris, vou querer fazer estas gaufres de qualquer maneira!! Só que estou com a mesma dúvida da Carla: quantos ovos devo usar para meia receita? E eu não tenho açúcar baunilhado. Posso acrescentar apenas extrato de baunilha? Estou ansiosa para fazê-las! :o) Beijinhos e boa semana para você!
olá... olha Cris fiz esta tua receita mas a massa ficou muito mole (usei farinha super fina e deixei descansar 1h e tal, pq fiz a massa antes de fazer o almoço pq era para fazer como sobremesa os gaufres)... a massa estava tão mole que ao abrir a máquina depois de cozidos, ele partia ao meio, metade ficava agarrada na parte de cima da maquina e outra na parte inferior....Não percebi o q aconteceu....Sabes o que pode ter acontecido?!?!? Fiz a receita tal e qual como descreves-te... Não sei se foi por batido muito, da farinha ou de ter estado tanto tempo depois de feita até ser cozinhada.... Mas uma coisa te digo, provei a massa msm os gaufres não ficando inteiros e é uma coisa do outro mundo... Mas gostava é que ficassem inteiros como qd eu uso outro tipo de massa...
Bjcas
Olá Lucia, obrigada por visitares o meu blog, ainda mais para me dizeres que fizeste uma receita "minha" só foi pena a massa não ter ficado boa...na minha ideia o que poderá ter deixado a massa assim tão mole pode ter sido a farinha super fina e então não deu a consistência à massa como devia, o ter ficado 1hora e tal a levedar acho que não foi isso que deixou a massa assim. Outra coisa, a máquina tem que ser pincelada com oleo para a massa não se pegar, porque a massa enquanto está a cozer fica realmente molinha e fofinha e tem que se ter algum cuidado para não partirem.
O conselho que te posso dar é tentares novamente e agora usares farinha normal para bolos, se voltares atentar conta-me como ficou, espero que desta vez dê certo!!!! :0)
Beijinhos
Cris
Olá...n tens de agradecer eu vir visitar o teu blog, eu é que tenho de te agradecer teres tido a brilhante ideia e teres criado este blog espectacular...Este Domingo vou experimentar de novo e depois conto como correu... espero q desta vez corra bem... eu n costumo pincelar a máquina pq faço mtas vezes gaufres e nunca colou, mas sendo assim vou fazer como disseste e vou pincelar...bjcas e dps dou noticias...
Olá de novo... já fiz os gaufres outra vez :)... desta vez correu tudo bem... fiz metade da receita... são muito bons...mas tive de ter msm muito cuidado a tirá-los da máquina pq ficam tão moles que se não se tiver cuidado e tirar com calma partem ao tirar e não ficam inteiros...bjcas e obrigado pela receita
Não pude deixar de me identificar contigo. Adoro as gaufres do Colombo e também sou assidua das da Rua Augusta. Há muito tempo que tal como tu procurava a receitas destas gaufres, porque normalmente só encontro umas que mais parece massa de panquecas. Vou experimentar esta receita sem dúvida. Parabéns plo Blog.
Neste momento estou a viver na Bélgica e praticamente em cada esquina e nas entradas de mtos supermercados, podemos encontrar as Gaufres!!! Só com o cheiro já me babo toda!!!!
Adorei a receita, brasileiros também apreciam waffles. Obridaga por tê-la dividido conosco.
Há anos que procurava a receita desta maravilha. Sou tão louca, tão louca por estas gaufres que cheguei ao ponto de tentar mandar vir massa do estrangeiro ou tentar comprar numa empresa de revenda lá para os lados de Sintra...tudo sem sucesso. Já sem muita esperança, eis que vim dar ao teu blog. E MARAVILHA das MARAVILHAS!! É ela, a própria!! Saí do trabalho, fui às compras de propósito, cheguei a casa já passava das dez da noite, mas fiz na mesma....e só para mim!!! Hiiii.
A receita é esta, não tenho duvidas. Acho que o problema foi mesmo da cozinheira...algo não correu exactamente na perfeição e desconfio que foi da margarina. Utilizaste manteiga ou margarina? E açúcar branco ou amarelo? Eu utilizei margarina e açúcar branco. Até comprei açúcar aos cubos, que parti em pedaços mais pequenos, para simular aqueles torrões que por vezes que encontram nas gaofres. No entanto a massa ficou um tanto ou quanto pegajosa... Nada que me desmotive!! Comi só uma...já tinha a barriga cheia de massa crua que entretanto fui beliscando. Congelei a restante massa...sim porque depois de tantos anos, não me fiz de rogada, e confesso, fiz a receita TODA! Obrigada por partilhares a receita!
De: Franco
Olá Cris.
Vou experimentar assim que comprar uma máquina de waffles. Já agora, onde aconselham comprar?
E quem experimentou e se lembra das Gaufres À entrada dos barcos da do Terreiro do Paço?Era uma senhora numa roulotte. Para mim nunca vai haver nada como aquilo. Andei por Lisboa a ver se via a senhora mas, desapareceu.Quem souber avise...lol
Olá Cris.
Obrigado por a partilha desta receita, tanto procurei... até que sem estar à espera encontrei... Ainda não experimentei, queria tirar umas dúvidas primeiro.
A farinha usada é farinha para bolos com fermento? Ou é farinha sem fermento como a utilizada no pão? Um vez que leva o fermento de padeiro depois... Como divides os ovos para fazer meia receita?
Meio pacote de açucar baunilhado, qual era o tamanho do pacote? Tenho 2 com diferentes quantidades...
Muito obrigado. Estou ansioso por experimentar!!
Por que nao:)
Faboloso magnificos extraordinários e se os comerem com fruta flambé ................................................hhhhhhhhhhhhuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmm ficam ainda melhores. Está de Parabens, são os mais parecedos com os originais que eu conheça
Como eu gostei de saber que existe pelo menos, mais uma pessoa para além de mim, que é louca pelos gaufres da Rua Augusta e Colombo!!! Eu sou do Porto e conheci esta iguaria na Av. Aliados, uma senhora que os fazia numa barraquinha... estive anos à procura daquela textura e sabor, sim, porque existem muitos, mas o segredo é a textura! Fui encontrá-los em Lisboa!!! Fiquei louca e chegava a fazer encomendas a amigos que estavam de passagem por lá! Obrigada por partilhar esta deliciosa receita de gaufres e não waffle!
Cris tenho uma tia belga,que faz umas gaufres duras ,do melhor.Já tem oitenta e tal anos e não dá a receita a ninguém, nem ás filhas.Vou experimentar a receita e ver como ficam...se tiver descoberto a receita ,vou ficar felizzzzzzz.
Regina
fiquei contente p+or teres encontrado esta receita. é realmente a original. é deliciosa! adoro o sabor a manteiga!
quando vi a receita não hesitei. experimentei com o que tinha em casa e saiu óptima. adoro o sabor a manteiga! os meus filhos adoram o cheiro, o sabor...a lembrança das férias.
Postar um comentário
<< Home