Momentos da Cris

quinta-feira, 15 de março de 2007

Tarte Merengada de Limão

A receita desta tarte tirei do livro de sobremesas Le Cordon Bleu, depois de já estar a meio da receita é que me aprecebi que esta tarte era um pouco trabalhosa, mas não fiquei nada arrependida, experimentei pela primeira fazer uma calda de açucar em Ponto de Rebuçado que deu certo e no final a tarte ficou mais que boa...uma delicia!!!!


MASSA QUEBRADA
200g farinha sem fermento, peneirada
1 colh. chá de açucar
100g de manteiga sem sal, em pedaços
1 ovo
1 colher de chá essencia de baunilha
uma pitada de sal
RECHEIO
3 gemas
150g de açucar
2 colh. chá raspa de casca de limão
Sumo de 1 limão grande
50g de manteiga sem sal
MERENGUE
200g de açucar
4 claras
Açucar em pó para polvilhar
50ml de água
A Massa:
Peneirei a farinha, juntei o açucar e o sal numa tijela. Juntei a manteiga e trabalhei a mistura com as mãos até ficar tipo migalhas, abri um boraco na mistura. Juntei o ovo, a baunilha e duas colheres de chá de água e misturei, deitei esta mistura no buraco e amassei tudo com uma espátula, se necessário junte mais um pouco de farinha se a massa estiver muito mole ou um pouco mais de água se estiver muito seca, formei uma bola e embrulhei-a em pelicula aderente e foi ao frio por uns 20 min.
Aqueci préviamente o forno a 180cº. Estendi a massa até ficar com 2,5 de espessura e com a ajuda do rolo transferi-a para a forma de fundo móvel untada. Foi a cozer durante 10 min. forrada com papel vegetal e o fundo coberto por feijões secos. findo esse tempo retirei o papel vegetal e os feijões e voltou ao forno por mais 10min. ou até o centro ganhar cor. Retirei do forno e deixei arrefecer.
O Recheio:
Numa tigela que possa ir ao banho-maria, bati as gemas com o açucar até obter um creme fofo e esbranquiçado, levei a mistura em banho-maria continuando a bater o creme, juntei a raspa do limão e a manteiga amolecida, voltei a bater até o creme engrossar, a mistura está pronta quando passa com a vara de arames no fundo da tigela e deixa um rasto quando se levanta a vara de arames. Deitei o recheio o ainda quente na massa já arrefecida.
O Merengue:
Levei ao lume um tachinho com a água e o açucar até dissolver, deixei ferver sem mexer até atingir o ponto de rebuçado*.
Bati as claras em castelo mole e sem tocar nas varinhas juntei ainda quente a calda de açucar em fio , continuando a bater até ficarem espessas e brilhantes. Bati até arrefecer um pouco.
Coloquei o merengue num saco de pasteleiro e fiz circulos até cobrir toda a tarte, polvilhei com açucar em pó e foi ao forno 5min. ou até o merengue ficar com tom dourado.
Deixe arrefecer e leve ao frio durante 1h30 a 2horas ou até o recheio ter solidificado.
Nota: *A calda de açucar para atingir o ponto de rebuçado, tem que chegar à temperatura de 116-118ºC, se naõ tiver termómetro(como eu), passado algum tempo a ferver sem mexer(uns 5-8 min.) experimente deitar com uma colher de chá um pouco de calda numa taça com água fria, a calda deverá manter a forma conforme caiu na água e ficar macia ao toque dos dedos.



Marcadores:

2 Comments:

Blogger Carol Emboava said...

Oi Cris! Passo sempre por aqui e iclusive já tenho até você linkada nos meus blogs favoritos. Mas nunca tinha deixado um comentário. Sei lá pq! hehehe!

Continuarei passando, mas deixando minha marquinha por aqui nas próximas visitas! ;)

Beijinhos!

2:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

cara amiga...eu não conheço este bolo....sabes que agora temos de provar tudo porque ficamos com água na boa....(nós duas)...tens de vir cá trazer, sabes como é...ainda por cima sabendo a excelente cozinheira que és...beijos e vai continuando.....
nélia

6:59 PM  

Postar um comentário

<< Home

hits.