Momentos da Cris

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Bolo Ensopado com Creme de Leite Condensado

Experimentar fazer este bolo já estava na minha ideia há algum tempo desde que saiu na revista Saberes e Sabores. No fim de semana passado decidi fazê-lo, aqui está ele...ficou muito bom, bem fofo e saboroso, um pouco doce para o meu gosto, mas para o gosto do Zé e do Lipe estava óptimo!!! GULOSOS!!!! :0)
Queria deixar aqui também algumas palavras para a Adriana, que deixou um comentário aqui quando falei neste bolo pela primeira vez e me pediu que se o fizesse ou não para colocar aqui a receita, sei que já passou algum tempo desde aí...mas aqui está ele, Adriana!!!! :0)

Para o bolo
4 ovos
2dl de leite
300gr de farinha
350gr de açucar
2 colh. de sopa de fermento em pó
sal
Para a cobertura
3dl de leite
2 colh. de sopa de
farinha maisena
1 lata de leite condensado
2 gemas
coco ralado (facultativo)
Para a calda
6dl de leite
150 gr açucar
30 gr manteiga
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC, unte um tabuleiro de 20x30 cm commanteiga e forre com papel vegetal e volte a untar e polvilhe com farinha.
Parta os ovos para uma taça, bata-os com uma uma vara de arames e adicione-lhes o leite. Misture a farinha com o açucar, o fermento e a pitada de sal. Junte a mistura dos ovos e leite e misture sem bater, deite a massa no tabuleiro e leve ao forno a cozer durante 30 a 40 min.
Entretanto prepare a cobertura e a calda.
Dissolva a maisena no leite e junte o leite condensado e as gemas, misture muito bem. Leve a engrossar em lume brando, mexendo sempre. Deixe arrefecer.
Misture o leite com o açucar, junte a manteiga e leve ao lume brando até ferver.
Quando o bolo estiver cozido, pique-o com um palito comprido e regue com a calda.
Desenforme o bolo e cubra-o com o creme de leite condensado.
Se quiser polvilhe com coco ralado e leve ao frigorifico.


Nota: Na minha opinião, o bolo ficou um pouco doce, penso que 50gr a menos na massa do bolo e 50gr a menos também na calda seria o ideal, visto a cobertura já por si ser bem doce por causa do leite condensado, da próxima vez farei estas alterações.















10 Comments:

Blogger miki w. said...

cris, desculpe usar este espaço para comentar sobre um assunto que não tem nada a ver com esse bolo q parece maravilhoso!

é q só agora vi o recadinhos q deixaste lá no 'quem faz' do colher de tacho.

obrigada pelo carinho e pela participação.

bjs, miki

8:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Cris.
Aí que delícia...que pecado...vou ter que fazer...lá se vai a dieta...rsss
Bjs

10:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

queres que venha ao teu blog pra depois ficar a crescer me agua na boaaaaaa.isso naõ se faz.....ainda por cima sabes como ando gulosaaaaaaaa........o bolo tem um aspecto divinal....como tudo o que fazes....ahhhhh eu só tirava o côco por cima que não gosto de resto parece-me muito bom...só naõ sei onde está a 'nossa' fatia....hein?? onde está??

beijos....nélia

10:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Cris, muito gentil de sua parte lembrar-se de mim. Pelo nome da receita já imaginava que era gostoso, e agora, depois que vi a foto, minha dieta vai pro brejo, né? Muito obrigada por sua atençao e carinho. Mesmo "caladinha", sempre passo no seu blog. Beijos mil pra vc.
Adriana

9:25 PM  
Blogger Cris said...

Adriana, obrigada por continuar a visitar o blog, este bolo já estava na lista desde que saiu na revista, mas como o tempo não é muito fui adiando até agora, que consegui um tempinho. Espero que goste do bolo, pois cá em casa todos gostámos!!!
Beijinhos e obrigada pelo comentário.

3:03 PM  
Blogger Irina said...

Eu adoro doces que tenham leite condensado e este bolo tem um aspecto que da agua na boca... parece uma delicia.

9:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

AHHHHH Quer dizer k tb tiraste esta receita duma revista??? E onde está a fonte mensionada???? Falam mal dos outros mas fazerem o k falam tá quieto!!!! Deixem-se disso!!

10:22 AM  
Blogger Carol Emboava said...

Sua foto está de dar água na boca! Hmmmmmm!

3:58 PM  
Blogger Elvira said...

Ó anónimo! Qual é o mal...? Ninguém pretende "inventar" receitas. A fóto é mesmo da autora do blog e isso é o que interessa. Foi testada. Por acaso, quem inventou o bacalhau com grão...? Sabe...? É que nenhuma receita pertence a ninguém. A cozinha é assim mesmo. Passa de um prato para outro.

2:42 PM  
Blogger Irina said...

Não posso passar pelo seu blog e ver este bolo que me da vontade de come-lo, ta mesmo demais... :P

5:13 AM  

Postar um comentário

<< Home

hits.