Momentos da Cris

sábado, 16 de junho de 2007

Sabores Da Minha Terra

Fui convidada pela Fátima a participar nos Sabores da Minha terra, uma ideia bem interessante da Paula. Fiquei bastante empolgada mas indecisa, pois a minha terra é Lisboa, mas saí de lá muito cedo e vim para a Moita, já cá estou à quase 30 anos. Gosto de Lisboa é muito bonita, mas quando penso na minha terra, surge no meu pensamento a Moita, onde passei a minha infância e adolescência, as minhas recordações estão aqui. Para mim a minha terra não é só a que nos viu nascer mas também a que nos viu crescer.

Então, o Sabor da Minha Terra será um sabor da Moita, pesquisei e encontrei alguns pratos típicos, como a massada de peixe(em tempos a Moita era uma terra de pescadores), cogumelos com linguiça, ensopado de enguias, farófias à moda da Moita e fogaças entre outras, a receita que queria fazer eram as farófias mas inflizmente não consegui a receita, então escolhi as Fogaças, bolos muito saborosos e docinhos.

Fogaças




Ingredientes
500gr de farinha de trigo
350gr de açucar amarelo
1 colher (chá) de canela em pó
Raspa de um limão
125gr de manteiga
1 gema para pincelar
banha para o tabuleiro
1. Peneire a farinha, misture o açucar e a canela numa tigela grande. junte a raspa do limão e misture bem.
2. Abra um pequeno buraco na mistura da farinha e deite a manteiga amolecida e 5 colheres (sopa) de água morna.
3. Amasse todos os ingredientes como se fosse pão. Gradualmente, junte um pouco mais de água, de modo a obter uma massa tendível.
4. Divida-a em quatro ou cinco pedaços e molde bolas.
5. Dê golpes laterais em cada uma e coloque-as num taboleiro untado com banha.
6. Pincele a suprefície com gema batida e leve ao forno, até as fogaças crescerem e dourarem.

Agora convido a participar nos Sabores Da Minha Terra:

Gostei muito de participar nesta iniciativa, espero que também gostem!!!

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parecem óptimas! E têm um aspecto muito típico, tradicional!!
Parabéns Cris e ainda bem que participou...vamos-nos conhecendo um pouco melhor!!
E que rapidez, hem???
Beijinhos

1:14 AM  
Blogger Carla said...

Cris, que honra! Muito obrigada pelo convite, adorei! =D

Agora não tenho muito tempo mas assim que tive irei preparar algo que espero que vos agrade! Entretanto vou pensando no que vou fazer, pois nasci em Lisboa mas sempre vivi na zona do seixal. Não sei bem quais as especialidades daqui, é uma mistura de sabores de vários cantos do país, mas vou ver o que encontro! ;)

Adorei as fogaças, estão com um aspecto delicioso hummmm!

bom fim de semana!

9:52 AM  
Blogger Valentina said...

Fiquei com muita vontaade de esperimentá-las

8:20 PM  
Blogger Elvira said...

Há tempos que ando à procura da receita. Parecem tão boas! :-)

11:55 AM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Cris, que delicia! U dia vou provar essas fogaças. Super beijo.

5:40 PM  
Blogger Joaninha said...

Ficaram liiindas! As fogaças que conheço nada têm a ver com estas delícias. Bjs

1:16 AM  
Blogger Heidi said...

Olá Cris,
Realmente estas fogaças parecem estar maravilhosas!!!
Adicionei seu link no meu cantinho, apareçe por lá.
Abraços

3:43 PM  
Blogger Agdah said...

Cris, menina, cadê você?

5:55 AM  
Blogger Smas said...

Eu estudei na Moita e adoro as fogaças!!!!
Um dia destes vou fazer.
Bjs

3:36 AM  

Postar um comentário

<< Home

hits.