Momentos da Cris

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Salada de atum com maionese caseira

Hoje, dia de Santo António, feriado em Lisboa, fiquei em casa com o meu filho. Sem saber o que fazer para o nosso almoço, perguntei-lhe!!.

As crianças tem sempre respostas geniais, tão geniais que por vezes não é de todo possivel satisfazê-las, mas o Filipe não foi muito exigente, apenas respondeu: -Pode ser uma salada de atum!!!

Dito e feito, fiz uma salada de atum que ele adora e mais um pequeno mimo, maionese caseira para acompanhar a salada, porque geralmente costuma ser maionese de compra, não sei porque, pois a maionese caseira é tão fácil e rápida de fazer, que daqui para a frente tentarei sempre usar a caseira, pois além de mais saborosa e cremosa é mais saudável.

Ingredientes
4 a 6 batatas médias
2 cenouras médias
250gr de feijão verde
8 azeitonas pretas sem caroço
1 lata de atum
oregãos frescos
2 ovos
Descasque as batatas e as cenouras e coloque-as num tachinho com água e sal, leve ao lume até ferver. Entretanto em outro tachinho leve também ao lume os ovos, deixe cozer 10 min. Quando as batatas estiverem quase cozidas junte o feijão verde já lavado e cortado, deixe ferver até tudo estar cozido.
Entretanto escorra o atum e desfaça-o em lascas, reserve. Quando as batatas, a cenoura e o feijão verde estiverem cozidos, escorra, deixe arrefecer, corte tudo em pedaços pequenos, com ovos já cozidos e descascados, corte-os em quartos pequenos, deite tudo na saladeira, junte também o atum e por fim as azeitonas, regue com um fio de azeite e misture um pouco e reserve.
Prepare a maionese


Ingredientes
1 ovo
1 colher (chá) de mostarda
pimenta moída na altura
1 colher (chá) de açucar
8 colheres (sopa) de azeite ou outro oleo vegetal
3 colheres (sopa) de sumo de limão
Sal
Deite dentro do copo da varinha mágica ou no liquidificador, o ovo, a mostarda, a pimenta, o açucar e 4 colheres (sopa) de azeite ou oleo. Bata na velocidade máxima durante 1 minuto. Acrecente o sumo do limão, baixe a velocidade e acrescente gradualmente o restante azeite ou oleo, até a mistura ficar espessa. tempere com sal e guade no frigorifico até à hora de servir.


Notas: Na maionese usei azeite.



Dica: os ovos devem cozer apenas 10 minutos, não mais que esse tempo, isto para que a gema que fica junto à clara não fique esverdeada.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

o "esverdeado" é um depósito de ferro. A melhor maneira de o evitar é criar condições para que o ferro não tenha possibilidade de se depositar. Como? Simples! Saiem os ovos da água de cozer para um banho de água fria. Verás como ficas com as gemas amarelinhas!

11:48 PM  
Anonymous Irina said...

Ficou bonita a sua salada, da vontade de comer. :P

4:35 AM  
Blogger Elvira said...

Apetece-me uma saladinha assim... Parece tão boa! :-)

12:07 PM  
Blogger Cláudia A. said...

Amei a inclusão de feijões verdes na salada. Delícia.

9:53 PM  
Blogger Agdah said...

Adoro Sto Antônio. A salada ficou linda.

12:20 AM  
Blogger fezoca said...

amei essa saladinha. otima para dias preguicentos e quentes. obrigada, Cris. e muitos beijos,

5:41 PM  

Postar um comentário

<< Home

hits.