Momentos da Cris

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Bolo de Bolacha

Pois é...eu sei!!! é um bolo com muita gordura...recheado e barrado com creme de manteiga e açúcar...uma bomba de calorias e não só.... Mas dias não são dias e estava mesmo a apetecer este doce que já não comíamos cá em casa à tanto tempo...a próxima vez??? Só quando o rei fizer anos!!! :0)

Ingredientes:

Para o creme de manteiga
1 ovo
1 gema
120gr de açúcar granulado fino
250gr manteiga(usei Vaqueiro)
Para o bolo
2,5dl de café forte
56 bolachas tipo torradas+4 bolachas para decorar
Preparação:
Comece por fazer o café forte. Deixe arrefecer.
Prepare o creme. Numa taça bata o ovo e a gema com 80 gr de açúcar. Continue a bater até obter uma mistura cremosa e leve. Reserve.
Em outra taça bata em creme a manteiga à temperatura ambiente e junte-lhe o restante açúcar(40 gr), continue a bater até obter um creme fofo e homogéneo.
Junte, a pouco e pouco a mistura dos ovos e mexa suavemente, envolvendo bem. O creme deve ficar bem liso.
Deite num prato fundo o café. Molhe as bolachas no café e disponha uma camada de 8 bolachas(usei bolachas rectangulares), num tabuleiro. Barre-as com o creme e assim sucessivamente alternando creme e bolachas, até estas terminarem.
Por fim barre com ajuda de uma espátula todo o bolo com o restante creme. Esmague mesmo com os dedos as 4 bolachas que restaram e polvilhe todo o bolo.
Leve ao frio cerca de 2 horas para prender um pouco.






9 Comments:

Blogger BETO said...

Oi Cris. Tenho um blog culinário que mostra receitas passo a passo e também minha principal paixão, os bolos decorados. Gostei muito do seu blog e adicionei o endereço à minha lista de blogs que vou visitar sempre. Faço o convite para conhecerem meu blog, e, caso acharem que mereço um link no seu blog, ficarei muito grato. Obrigado, BETO.

12:47 PM  
Blogger Nysa said...

pois só quando o rei fizer anos, mas depois é de aproveitar hummm ficou lindo!!! beijocas

5:31 PM  
Blogger Mónica Pinto said...

Este bolo de bolacha está uma tentação, gostei muito de conhecer o seu blogue. Bjinhos

6:33 PM  
Blogger Isabel (pipoka) said...

A receita que eu tenho de bolo de bolacha é bastante mais calórica, pois leva umas 6 gemas...a tua para mim, a bem dizer, é dietética ;-)

bjs

11:19 PM  
Blogger eu mesma! said...

adoro bolo de bolacha, acho que vou experimentar

5:25 PM  
Blogger Unknown said...

Olá Cristina... Eu já conhecia o seu blog, mesmo antes de a conhecer pessoalmente. Tb gostei muito daquele jantar. Penso que foi um momento muito agradável para todas nós. Pena é que tenha passado rápido...
beijinhos
Goretti

11:00 PM  
Blogger Agdah said...

como é bolacha tipo torrada?

9:34 PM  
Blogger Madalena Nunes said...

Ola amiga
Adoro bolo de bolacha.

Beijos
Madalena

11:00 AM  
Blogger QqCoisa said...

ADOROOOOOOOOO bolo de bolacha! :)

Registe-se gratis e ganhe premios no novo portal de Blogs de Culinária no www.paracozinhar.com !

10:32 PM  

Postar um comentário

<< Home

hits.