Momentos da Cris

domingo, 27 de abril de 2008

Lombinho de porco assado no forno

Durante a semana é sempre uma correria, o tempo é sempre pouco(precisava de mais umas quantas horas...) por isso faço refeições simples, práticas e rápidas, um frango guisado com massa, peixe cozido... mas no fim de semana faço sempre algo diferente para variar um pouco. Hoje fiz este lombinho assado, que ficou muito bom!!!



Ingredientes:

1 lombinho de porco
azeite
2 dentes alho
sal q.b
pimentão doce q.b
ervas aromáticas secas oregãos e manjericão q.b
cravinho(6 unid.)
2 folhas de louro
2 dl vinho branco
3 batatas grandes


Preparação:

Num almofariz deite os alhos cortados aos bocadinhos o sal e o pimentão doce, esmague bem até formar uma pasta. Juntar o azeite e as ervas aromáticas, volte a esmagar para misturar.

Com esta pasta, barre bem o lombinho, coloque numa taça, regue com o vinho branco e deixe marinar no mínimo 1 hora.

Prepare as batatas. Descasque-as, corte-as em cubos grandes e tempere com sal, pimentão doce q.b e uma boa pitada de ervas aromáticas. Reserve.

Ligue o forno a 200 graus.

Coloque a carne num tabuleiro e as batatas em volta, leve ao forno cerca de 1hora e meia. Durante este tempo de vez em quando, regue a carne e as batatas com o molho.

Para verificar se a carne está assada, espete um garfo no centro, se não sair liquido ao retirar o garfo, então a carne está pronta.

Fiz ainda para acompanhar a carne e as batatas e porque o meu filho não aprecia batatas assadas(que tonto, tão boas que são!!) arroz branco.

E para sobremesa, um bolo de bolacha, que modéstia à parte estava mesmo muito bom!!As fotos e receita do bolo de bolacha estão para breve...talvez amanhã!!! :0)





4 Comments:

Blogger eu mesma! said...

hum que delicia...agora fico com agua na boca esperando o bolinho de bolacha...

8:55 PM  
Blogger Isabel (pipoka) said...

Aguardo pelo bolo de bolacha, ou não fosse eu uma gulosa incorrigível. Como já te disse, foi um prazer conhecer-te e, a partir de agora, já sabes conta com 3 fatladies sempre atentas às tuas aventuras culinárias!

bjs grandes

10:05 PM  
Blogger Vina said...

Pois é, comigo também se passa isso: durante a semana opto por comidinhas mais práticas e rápidas de preparar e coisas que sobrem para uma outra refeição, pois há sempre tanta coisa a tratar em casa e o tempo é tão pouco... Depois, quando chega o fim de semana, gosto de fazer coisas mais incrementadas, com direito a uma sobremesa e tudo!! Esse teu lombinho ficou com um aspecto maravilhoso! Eu também gosto muito dessa carne, é sucolenta e muito agradável. Beijinhos!

10:40 AM  
Blogger helder costa said...

ola cris passei para te agradecer a receita do lombinho copiei para fazer uma supresa a minha namorada ficou delicioso obrigado e felicidades ;)

8:33 PM  

Postar um comentário

<< Home

hits.