Momentos da Cris

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Bacalhau à Gomes de Sá

Mais uma receita de bacalhau, tradicionalmente portuguesa, da autoria de um senhor que se chamava José Luiz Gomes de Sá Júnior, filho de um comerciante de bacalhau, na época cozinheiro no Restaurante Lisbonense por volta de 1920, onde criou esta receita. A receita original propõe que se corte o bacalhau em lascas depois de cozido e que fiquem a marinar em leite aquecido por mais de 1 hora, de forma a ficarem mais macias. O resultado foi o Bacalhau à Gomes de Sá.
Diz-se que passou a receita a um seu amigo, um tal de João, com a seguinte nota: “João se alterar qualquer coisa já não fica capaz.”
Esta receita que costumo fazer pelos vistos não é a original, pois não marinei o bacalhau em leite aquecido, mas é muito boa também, é uma versão um pouco mais rápida!!


Ingredientes:

3 postas de bacalhau
500gr de batatas
3 cebolas grandes
3 ovos
Azeite q.b
Azeitonas pretas
Folha de louro
2 dentes alho
Sal e pimenta q.b
Salsa

Preparação:

Cozer as batatas,o bacalhau e os ovos. Depois de tudo cozido, descasque os ovos, corte as batatas em cubos e desfaça o bacalhau em lascas. Reserve.
Numa frigideira grande deite o azeite (a quantidade de azeite tem que cobrir a cebola), as cebolas cortadas ás rodelas finas, a folha de louro e o alho picado, deixe cozinhar em lume brando até a cebola ficar macia e com cor. Junte então a batata e o bacalhau já preparados, envolva tudo para que a cebola fique bem misturada com as batatas e o bacalhau, tempere com pimenta moída na altura.
Deite o preparado numa travessa e por cima distribua os ovos cozidos cortados ás rodelas, a salsa picada e as azeitonas.

6 Comments:

Blogger Martuxa said...

Nham nham que delícia! Sou tipicamente tuga nestas coisas porque adoro tudo que leva bacalhau, mas à gomes de Sá é uma das minhas formas favotiras de comer bacalhau.
A foto ficou muito boa, dá quase vontade de espetar o garfo no monitor !

Beijinhos

10:23 AM  
Blogger Isabel (pipoka) said...

Esta é uma da minhas formas favoritas de cozinhar bacalhau, a outra é à Zé do Pipo.

bjs

11:45 AM  
Blogger Laranjinha said...

Que bela proposta. Esta receita de bacalhau é óptima.

11:50 PM  
Blogger Mónica Pinto said...

Um dos meus pratos de bacalhau preferidos. Beijinhos

1:51 PM  
Blogger PratosdaBela said...

adoro comer, mas não sei fazer, vou tentar fazer a tua receita, bjinhos da Bela

11:21 AM  
Blogger carmencita said...

Oba, mais uma receita de bacalhau que vou fazer com certeza!Já viu que adoooooro bacalhau.Bjss

2:43 AM  

Postar um comentário

<< Home

hits.