Momentos da Cris

terça-feira, 1 de maio de 2007

LASANHA À BOLONHESA

Adoro massa e este é um dos meus pratos preferidos, sempre que tenho oportunidade e geralmente aos fins de semana, temos lasanha cá em casa!!!




Ingredientes


Para o molho à bolonhesa
450gr de carne vaca picada
150gr de bacon magro picado
1 dente de alho médio
1 cebola média
1 folha de louro
4 colheres sopa de azeite
2 pacotinhos de polpa de tomate
1,5dl de vinho branco
sal, oregaõs e pimenta preta moída na altura




Para o molho béchamel
50gr de manteiga ou margarina
50gr de farinha
6dl de leite
noz moscada
pimenta e sal

Para a massa
15 unidades de placas de massa pré-cozida(uso marca Grand` Itália)
Queijo mozarella ralado


Preparação

Pique o bacon e misture com a carne picada. Num tacho pique a cebola e o alho finamente junte o azeite e a folha de louro, leve ao lume a refogar um pouco, junte a carne picada já misturada com o bacon mexa e deixe refogar uns 10 min. até todo o liquido se ter evaporado, mexa de vez em quando , junte a polpa de tomate e mexa até envolver bem, cozinhe mais uns 5 min. e junte o vinho, deixe ferver e tempere com sal, oregãos e pimenta moída, deixe mais uns minutos ao lume até o vinho evaporar mais um pouco. Retire a folha de louro. Reserve.

Prepare agora o molho, derreta a manteiga num tacho, junte a farinha, mexa com a vara de arames e deixe cozer um pouco em lume brando. Regue com o leite e misture rápidamente com a vara de arames até dissolver a farinha completamente. Tempere com sal, noz moscada e pimenta moída, mexa e deixe engrossar.

Num tabuleiro untado com manteiga, espalhe um pouco de molho de carne no fundo, coloque uma camada de massa e outra de carne, deite por cima da carne e com cuidado uma porção de molho branco e assim sucessivamente, massa, molho de carne e molho béchamel. Sendo a última camada de massa e coberta com o restante molho branco, polvilhe com queijo mozarella ralado e oregãos, leve a cozer em forno pré-aquecido 180ºc cerca de 20 a 25 minutos, para ver se a massa está cozida pique-a com um palito e veja se ainda está um pouco dura ou não, por fim desligue o forno e ligue o grill para gratinar o queijo. Acompanhe com uma salada mista ou com espinafres gratinados

Notas:O tabuleiro que uso tem as medidas 30x22, onde cabem três placas de massa, umas ao lado das outras. Usei 5 placas em cada, 15 ao todo, cá para casa chega perfeitamente, pois somos só três, dá uma lasanha a cada um!!!

Por vezes o tempo de cozedura da massa não chega para gratinar o molho e o queijo, por isso levo ao grill(depende do forno)

Não deixo o molho béchamel engrossar muito, se for necessário até costumo juntar mais um pouco de leite, porque como ainda vai ao forno para cozer a massa acaba por engrossar ainda mais.


























6 Comments:

Blogger Cláudia A. said...

Realmente está muito apetitosa. Também amo lasanha. Um beijo.

1:10 AM  
Blogger Elvira said...

Lasanha à bolonhesa também é um dos meus pratos favoritos.

A sua ficou com um aspecto delicioso. :-)

9:55 AM  
Blogger Carol Emboava said...

Lasanha é um atentado à minha dieta! rs! Mas nunca resisto! :P
Beijinhos!

3:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi... Passei aqui pra deixar um recadinho.
Lembra dos famosos Livros de Receita União com aquelas receitas de bolos, doces e quitutes maravilhosos? O site Cyber Cook esta distribuindo um Livro com a Seleção das Melhores Receitas União que você pode baixar para seu computador.

O endereço do Cyber Cook é www.cybercook.com.br
Ou então você pode ir direto pra área de cadastro, só ir por esse endereço:
http://cybercook.uol.com.br/cadastro.php

Assim que você se cadastrar lá, pode baixar o livro, gratuitamente.

Beijos e espero que goste da dica!

7:53 PM  
Blogger Mónica said...

uma maravilha!

já almoçava, lolol...

10:54 AM  
Blogger Cris said...

Obrigada meninas pelos comentários, a lasanha estava realmente irresistivel!!!
Obrigada também à Dora Cristina pela dica, gostei muito e vou até lá ver esse livro de com as melhores receitas...quem estiver interessado aproveite a boleia!!!! :0)
Beijinhos a todas
Cris

11:20 AM  

Postar um comentário

<< Home

hits.