Momentos da Cris

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Um jantar bem saboroso...

Já tinha aquele polvo no congelador algum tempo...no fim de semana decidi que tinha chegado a hora de cozinhá-lo, a minha ideia era Polvo à Lagareiro, mas como nunca tinha feito essa receita fui adiando, adiando...tomei coragem e lá fui eu confiante de que o bicho iria dar um jantar quem sabe saboroso!!!E foi mesmo isso, o polvo ficou mesmo saboroso!!!! :)
Eu tinha ideia mais ou menos de como se fazia e assim foi, segui o meu instinto e pus mãos à obra. Para a sobremesa experimentei um Soufflé de Chocolate, também ele feito pela primeira vez...

Polvo à Lagareiro com batatinhas a murro


1 polvo com + - 1kg
4 dentes de alho médios
Azeite q.b
Sal q.b
Coentros picados(infelizmente não tinha substituí por oregãos frescos, mas não é a mesma coisa)
Batatinhas para assar pequenas ou médias

Deixei o Polvo descongelar e passei-o por agua corrente, levei-o a cozer em água bem temperada de sal, até ficar macio. Lavei as batatas, dei 2 cortes em cada uma salpiquei com sal e reservei.
Depois do Polvo cozido, cortei os tentáculos ao cumprido deixando-os inteiros. Num tabuleiro de barro coloquei o azeite e espalhei os alhos bem picadinhos, guardei alguns para polvilhar o polvo. Levei o tabuleiro ao forno cerca de 20 minutos, durante este tempo fui virando o polvo para apanhar gosto no alho e no azeite que ía fervendo lentamente, entretanto levei as batatinhas ao microndas na potência máxima cerca de 10 a 12 minutos enquanto isso coloquei o tabuleiro na parte superior do forno e liguei o grill, somente para tostar um pouco o polvo e dar-lhe aspecto de que tinha ido realmente ao forno.
Com as batatinhas prontas, coloquei uma a uma em cima da bancada e dei-lhe um pequeno murro para esborrachar um pouco, mas só um pouco!!!!!
Servi o polvo e as batatinhas, tudo regado com o azeite que restou no tabuleiro e polvilhei com os oregãos frescos.



Para a sobremesa fiz um Soufflé de Chocolate, vou ser cincera convosco ele (o soufflé), não cresceu como eu imaginei, segui a receita à risca porque sei que os soufflés são sensíveis, não abri a forno durante a cozedura por isso esperava que ficasse crescido ainda que só por alguns minutos...esperei que quase transbordasse mas não,,,apenas chegou à beira da taça...mas por pouco tempo!!!!. Mas posso garantir que bom de sabor ele ficou e de textura também...por isso vou fazer aqui um trocadilho de um provérbio muito conhecido: Os Soufflés não se medem aos palmos!!!! :)

Soufflé de Chocolate


45gr de manteiga sem sal
50gr de farinha
3,5dl de leite
150gr de chocolate amargo
1colh. chá de café solúvel
3colh. sopa de açucar
3 gemas
4 claras
2colh. sopa licor de laranja(não tinha, não usei)

Derreti a manteiga, polvilhei com a farinha e deixei cozer por uns minutos. Juntei o leite aos poucos até engrossar um pouco mexendo sempre e em lume brando. Retirei do lume e juntei o chocolate aos pedaços, o café e o açucar e mexi até o chocolate derreter por completo. Deixei arrefecer um pouco e juntei as gemas previamente batidas e o licor, mexi bem.
Bati as claras em castelo, e aos poucos juntei o creme de chocolate e envolvi cuidadosamente.
Unteuiuma forma própria para soufflé e deitei o preparado, coloquei no forno préaquecido a 200ºc, cerca de 30 minutos.
**Se alguém tiver uma dica para que os Soufflés cresçam, será bem vinda...é que para a próxima gostaria de ver o meu mais crescido pelo menos por alguns minutos. Obrigada





quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

O Amigo Secreto que virou Amiga Descarada

...a história voçês já conhecem e para quem não sabe, podem dar uma olhadela um pouco mais a baixo e vão encontrar um post que conta como tudo aconteceu. A receita que a Tatu escolheu para mim vem neste livro e tem o nome de Bolinhos de Chuva, pela nota que a Tatu me escreveu estes bolinhos são muito comuns no Brasil e a massa como diz no livro tem um ponto certo e eu acho que acertei no meu, pois ficaram muito bons, macios por dentro e bem redondinhos, foi enquanto fritavam que apanharam forma.




Bolinhos de Chuva
  • 250 g de farinha
  • 2 ovos
  • 1 colh. de sopa de manteiga amolecida
  • 4colh. de sopa de açucar
  • 1colh. chá de fermento
  • leite suficiente para dar o ponto
  • uma pitada de cardamomo
  • um cheiro de pimenta branca em pó

Misture tudo muito bem, acrecentando por último, o leite, aos pingos, para dar um ponto certo da massinha. Pegue em porções com ajuda de duas colheres e frite no óleo quente. Sirva polvilhado com açucar.
ps: O óleo não pode estar muito quente, tem que ter uma temperatura moderada se não ficam escuros por fora e por dentro não ficam bem cozidos.



Os Bolinhos de Chuva ficaram óptimos e gostosos como podem ver, acompanhados com um chá foi um lanche perfeito.

Obrigada Tatu!!!! :0)









































































































































domingo, 21 de janeiro de 2007

Tarte de Chocolate e Natas

Esta foi mais uma receitinha para a festa...andava com esta tarte já algum tempo na ideia, a festa de meu pimpolho foi o dia ideal para experimentá-la e como diz a Colher de Pau foi muito aclamada!!! A receita fui buscá-la aqui, não fiz qualquer alteração a não ser na decoração...não usei o chocolate ralado, dei largas à imaginação e o resultado foi este!!!!



Ingredientes:

Massa:
  • 250g de bolacha Maria
  • 150g de margarina
  • 1clh sopa de açúcar

Recheio:

  • 2,5dl de leite
  • 30g de farinha de trigo
  • 50g de açúcar
  • 1 ½ colher de chá de maisena
  • 2 ovos
  • 30g de manteiga
  • 125g chocolate em barra
  • 2clh chá rum e aguardente

Cobertura:

  • 125g de natas
  • 1 ½ colher sopa de açúcar
  • 1 colher sopa de leite
  • chocolate ralado

Preparação:

Pique a bolacha na picadora. Ao preparado junte a margarina derretida e o açúcar. Misture bem. Forre uma tarteira com este preparado e leve ao frigorífico.

Entretanto, leve o leite ao lume a aquecer. Numa tigela misture o açúcar com as farinhas e os ovos batidos. Regue com o leite, e depois de ligados, leve o preparado a lume brando mexendo sempre até levantar fervura. Retire então do calor e junte a margarina cortada aos bocadinhos, o chocolate partido e o rum.

Bata até obter uma mistura fofa e homogénea e deixe arrefecer .Espalhe o recheio dentro da forma e leve a prender ao frigorífico.

Para a cobertura, bata as natas, bem geladas, com o açúcar e o leite, até obter um creme espesso.Cubra a tarte com as natas e polvilhe com o chocolate ralado.






Marcadores:

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Amiga Descarada

Passo a explicar o titulo deste post, pois acredito que não seja um titulo que se veja muitas vezes por aí...talvez já tenham ouvido(lido) falar no Amigo Secreto!!!...pois é...algumas semanas atrás a Tatu organizou o Amigo Secreto, que consistia na inscrição de pessoas com blogs culinários, os interessados inscreviam-se por email e posteriormente inseriam os seus dados (nome e morada) num site onde se iria realizar o sorteio...sorteio esse que iria dar a cada pessoa inscrita um amigo secreto, essa pessoa teria que enviar para o seu amigo uma receita e um utensílio de cozinha que pudesse se usado nessa mesma receita, enviei o email e de seguida clicando no site que a Tatu me enviou, tentei inserir o meu cadastro preenchendo todos os dados pedidos mas...como não moro no Brasil não tenho o nº CPF que pediam para aceitar a minha inscrição, enviei um email a Tatu a explicar e ela disse-me que sem CPF não poderia entrar no Amigo Secreto.
Foi então que ela teve uma ideia brilhante...e convidou-me para fazer com ela o Amigo Descarado neste caso Amiga Descarada...e assim foi, com boa vontade e sentido de amizade da minha amiga Tatu fizemos a Amiga Descarada, trocamos as moradas por email e enviámos a nossa encomenda, combinamos trocar receitas tipicas dos nossos países...eu já enviei a minha e a Tatu está ansiosa aguardando a sua chegada...mas eu...já recebi a encomenda da minha Amiga Descarada...!!! :)
Todas estas palavras são para partilhar com voçês o que recebi e também para dizer à Tatu que fiquei muito feliz, mesmo não morando no Brasil ela arranjou uma ideia para eu não ficar de fora...

E agora vou partilhar convosco o presente da Tatu e brevemente irei postar com fotos a receitinha que me enviou.
A escumadeira vai dar um jeitão e o livrinho é lindo!!!!!



hits.